terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Rapaz do Caixote de Madeira



Quem não viu o filme "A lista de Shindler"? Esta é a história de Leon Leyson, uma criança salva por Shindler. Cada um daqueles judeus sobreviventes à segunda guerra mundial tem a sua história para contar. E todas elas só podem ser interessantes. Desta vez Leon Leyson contou a sua.
É incrível como tanta coisa tem que correr bem e como a sorte é fundamental para a sobrevivência de um Holocausto daqueles.
Este livro acrescenta aquilo que não se vê no filme porque é uma grande história dentro da história. Neste livro estão pequenos detalhes, como a sua referência aos pequenos gestos que salvam vidas. Por exemplo, a carteira de cigarros que Shindler "esquecia" para que o pai deste jovem judeu pudesse trocar os cigarros por pão. 
Já tinha saudades de ler uma história da vida real que fosse realmente interessante. Está muito bem escrita, sincera e sem rodeios. Prende-nos do início ao fim. Eu sei que é uma história com partes tristes, de mais um sobrevivente do Holocausto, mas que história da segunda guerra não tem tristeza envolvida? 


DADOS DO LIVRO:

Título Original: "The Boy on the Wooden Box" (2013)
Autores: Leon Leyson com Marilyn J. Harran e Elisabeth B. Leyson
Editorial Presença, Lisboa 2014 
Tradução de: Fátima Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário